HPE Simplivity
Navigation
Topo

Inúmeros smartphones ficarão sem Netflix. O seu está na lista?

A informação tem circulado em diversos sites de notícia: usuários de dispositivos Android alterados por meio de root – e, possivelmente, também aparelhos desbloqueados – serão impedidos de baixar o aplicativo da Netflix na Play Store. Isso porque a empresa começou, ainda que paulatinamente, a inibir o download do app para muitos desses usuários. Conforme nota do serviço de streaming, dispositivos Android “rootados” e, talvez, até os produtos meramente desbloqueados como grande parte dos vendidos no Brasil, não terão mais acesso à Netflix a partir de sua versão mais recente.

O motivo é simples: a partir de agora, a empresa passará a aceitar a certificação feita pelo sistema Widevine DRM, do Google. Assim, smartphones classificados como inseguros não poderão mais baixar o app. Esta seria também uma tentativa de garantir que os arquivos de filmes e séries não sejam pirateados pelos usuários e compartilhados em outras redes.

 

Serviço de streaming quer tentar impedir pirataria

Serviço de streaming quer tentar impedir a pirataria

 

NÍVEIS DE SEGURANÇA

Dispositivos como smartphones são classificados em diferentes níveis de segurança. Aparelhos com modificações feitas pelo usuário não são considerados seguros e, por isso, poderão ficar sem permissão para baixar o app. Tal prática é conhecida como root, um recurso que possibilita ao usuário promover alterações no sistema operacional do smartphone, como apagar aqueles aplicativos fixos que vêm instalados de fábrica no aparelho.

De acordo com o Android Police, usuários com smartphones desbloqueados também não estão conseguindo baixar o app da Netflix. O fato está gerando preocupação, especialmente entre os brasileiros – já que, por aqui, boa parte dos dispositivos vendidos é desbloqueada, diferentemente do que ocorre nos Estados Unidos. A restrição pode fazer com que muitos brasileiros, independentemente de estarem em dia com sua assinatura, sejam impedidos de baixar ou atualizar o aplicativo em seus aparelhos.

Conforme comunicado da empresa enviado ao Android Police, a Netflix fica, a partir da versão 5.0, totalmente dependente dos certificados fornecidos pelo Google. Para saber se o seu aparelho está entre os banidos, basta realizar uma busca na PlayStore e verificar se o app aparece.

 

 

Fotos: 1. Pixabay | 2. Divulgação/Netflix

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Categorias Drops