HPE Simplivity
Navigation
Topo

Marketing e TI: a inevitável integração pode ser excelente

Por Flávia Pires*

Como profissional de marketing com background em TI, acredito que a integração dessas áreas exija apenas uma dose de empatia. Afinal, o marketing nunca precisou tanto da Tecnologia da Informação como atualmente. Reconhecer as necessidades dos clientes, coletar dados, personalizar mensagens e assegurar sua entrega no momento certo da jornada do consumidor… Tarefas como essas já não podem ser executadas à mão. Afinal, o volume de dados e o próprio número de clientes são variáveis que cresceram exponencialmente. Cada vez mais, portanto, marketing e TI precisam se alinhar para que sejam ainda mais relevantes à estratégia do negócio. A integração é inevitável – e pode ser muito promissora quando realizada de forma genuinamente colaborativa.

Equipes de marketing e de TI têm alguns traços em comum. Todos queremos o mesmo no fim do dia – e encontrar o que nos une pode ser um começo de conversa. Aliás, com longas jornadas e prazos apertados, os dois setores são exímios tomadores de café, não é mesmo? Então sugiro iniciar por aí mesmo este relacionamento.

Entre uma xícara de café e outra, acredito que os colegas de marketing e TI consigam se entender muito melhor. Os primeiros são, muitas vezes, mais falantes, prolixos e cheios de demandas de última hora. Já os segundos costumam ser amantes do raciocínio lógico, mais diretos e práticos, sempre preocupados com o compliance nos projetos. Com sinergia, porém, os dois setores se tornam imbatíveis para desenvolver soluções transformadoras para suas empresas. So let’s rule the place! (Aliás, outra coisa em comum entre nós todos são as siglas e termos em inglês. É um tal de BI, CRM, customer experience, budget, target, Big Data…)

 

NEM MARKETING, NEM T.I. – SOMOS TODOS VENDEDORES

O que os dois lados devem reconhecer é que estamos num caminho sem volta. Profissionais de marketing precisam ter muita afinidade com a tecnologia – e os de TI, entender cada vez mais de consumidor.

Gosto muito de uma frase da presidente da HPE, Meg Whitman, que fala sobre sermos todos vendedores. De fato, esta é a essência de todos os nossos esforços. Observando de forma ampla, somos vendedores de ideias e projetos muito antes de eles chegarem aos consumidores. Então o que tento referir aqui é que, no fundo, só precisamos caminhar juntos, somando forças. Na medida em que o próprio avanço tecnológico já fez a sua parte em “forçar” essa união, seria loucura não aproveitar o que ambas as ciências têm a oferecer. Criar projetos em conjunto, compartilhar tecnologias, descobertas e novidades de ambos os mercados. Esta pode ser a chave para fortalecer nossa importância conjunta no crescimento dos negócios.

Vamos combinar uma coisa? Na próxima vez em que o pessoal do marketing e do TI estiver numa mesma reunião (ou apenas se cruzar no corredor, pois nenhum de nós faz tanta questão de formalidade!), convide para um café. E para assumir um desafio em conjunto. Um projeto em que os dois setores possam, lado a lado, melhorar algum indicador importante para a empresa. Algo que ninguém havia pensado ainda ou se dedicado a fazer. Algo que evidencie a força da tecnologia aliada ao conhecimento sobre o consumidor. Assim, seremos imbatíveis!

E a todos os times que já fazem isso, peço que persistam e intensifiquem a colaboração. Assim, marketing e TI conseguirão provar cada vez mais o quão positiva e promissora essa parceria pode ser. May the force be with you!

 

*Flávia Pires é coordenadora de Marketing das marcas HT Solutions e iPlace. Técnica em Informática com graduação em Publicidade & Propaganda, possui MBA em Ciências do Consumo Aplicadas e Pós-Graduação em Marketing.

 

Ilustração: iStock/unfinguss
Categorias Opinion