HPE OneSphere
Navigation
Topo

Inovação: 7 dicas para fazê-la aflorar na vida e no trabalho

Há diversas circunstâncias no trabalho que exigem criatividade. E se às vezes ela surge aparentemente sem explicação, em outros momentos parece que se esvai, sem hora para voltar. Ideias inovadoras são difíceis de prever. Mas é possível cultivar um ambiente que as favoreça. Para que exista inovação, é fundamental que haja também um espaço adequado para o trabalho criativo. E há algumas maneiras de entender como funciona esse processo e oportunizar as condições para que flua melhor. 

 

OS QUATRO ESTÁGIOS DA INOVAÇÃO 

A inovação faz com que uma empresa se destaque perante outras. E entender o processo criativo é de suma importância para que se oportunize algo inovador. Quando existe um problema para ser resolvido, é necessário aprender todo o possível sobre ele. Enxergar a questão por todos os ângulos, considerar todas as suas complexidades e guardar o máximo de conhecimento. Esse é o momento da preparação. 

Já a incubação das ideias depende de uma situação de bem-estar. Ela ocorre quando a pessoa relaxa e se sente tranquila. Por mais preguiçosa que pareça, esta é uma fase muito importante no processo de inovação. Tais circunstâncias permitem que o inconsciente trabalhe na solução do problema. Cada um descobre a sua maneira de realizar essa etapa – seja dormindo ou caminhando por uma praça, por exemplo. 

Após a incubação, o processo de iluminação acontece naturalmente. Muitos inovadores relatam que suas melhores ideias surgem durante o banho ou logo ao amanhecer, após uma noite bem-dormida. Iluminação é o estágio que corresponde à solução propriamente dita. E, em geral, ele não acontece quando as pessoas estão sentadas à mesa no trabalho. 

Por último vem a fase de verificação. Trata-se de garantir que a ideia esteja dentro dos padrões que a pessoa ou empresa busca. É neste estágio que os problemas identificados na fase da preparação são resolvidos. 

 

CRIATIVIDADE E INOVAÇÃO: UM PASSO A PASSO 

Numa publicação no Medium, o autor David Kadavy sugere organizar as tarefas em sete categorias para otimizar o trabalho criativo. Associadas aos quatro estágios acima, elas ajudariam a criar um ambiente favorável à inovação, evitando bloqueios, distrações e perda de tempo. Confira: 

 

1.PRIORIZAR

Ter uma imagem clara do que precisa ser feito é importantíssimo. Concentrar-se na tarefa que precisa ser resolvida, rechaçando distrações, é o ideal. Fazer uma revisão semanal de atividades também ajuda a categorizar o que é ou não uma prioridade. 

 

2.CRIAR

Ter hábitos criativos é outro exercício eficiente. Escrever uma poesia ou tentar compor uma música são bons exemplos. Ao produzir algo assim, outras “peças” da preparação criativa vão se juntando. 

 

3.EXPLORAR

Estudar e explorar assuntos desconhecidos ajudam a reabastecer a energia criativa. Aproveitar o tempo para dar vazão a curiosidades favorece conexões, gerando os famosos insights. 

 

 4.PESQUISAR

Um ponto muito importante é pesquisar o máximo possível sobre o assunto em questão. Ao pesquisar um problema antes da fase de criar, define-se um contexto para a solução. E pesquisando depois de criar, também é possível responder dúvidas encontradas enquanto se tentava resolver o problema. 

 

 5.RECARREGAR

Diz-se que, para se tornar especialista em algum assunto, são necessárias 10 mil horas de estudos. Porém, também são necessárias 12.500 horas de descanso. Ao descansar, a mente inconsciente trabalha em problemas criativos, além de reabastecer a energia para os primeiros itens da lista. 

 

 6.POLIR

Após as etapas anteriores, é necessário que se dê polimento à ideia. Isto é, organizar algumas coisas que estavam fora do lugar, retirar itens que não se encaixam mais. Transformar a ideia em algo finalizado. É neste momento que a verdadeira inovação acontece. 

 

 7.ADMINISTRAR

A maioria das pessoas não pode pagar alguém para manter sua vida e seus negócios funcionando enquanto elas se concentram no processo criativo. Por isso, é essencial administrar corretamente todos esses aspectos – e manter-se no jogo.  

 

Fotos: 1. phive2015/iStock 
Categorias Business Upgrade