HPE Simplivity
Navigation
Topo

Foco: como se tornar alguém extraordinário no que faz

É muito difícil manter o foco numa só coisa atualmente. Diariamente, as pessoas são bombardeadas por informações, afazeres e tarefas. A maioria se dedica ao trabalho, à família e, nas horas vagas, procura se ocupar de diversas atividades. Aula de música, estudos de física, aulas de culinária. Aprendendo a gerenciar o tempo, é completamente viável realizar tudo o que se pretende. No entanto, será que é possível alguém ser bom em todas as coisas a que se propõe? 

Esse é o tema do livro de Gary Keller e Jay Papasan, “A única coisa – O foco pode trazer resultados extraordinários para sua vida” (Novo Século, R$27,90). Nele, os autores explicam que, se alguém almeja ser extraordinário no que faz, é preciso focar-se naquilo. Não é possível querer fazer tudo e ser bom em tudo. É necessário refletir sobre o quão focado se está naquilo que é realmente importante. 

 

A ÚNICA COISA

Para conseguir se tornar extraordinário no que faz, afirmam os autores, o primeiro passo é pensar em qual o seu propósito de vida. Que sucesso você deseja alcançar e aonde espera chegar com ele são outros dois pontos importantes para reflexão. Depois, o resto se torna mais simples – basta ter foco.

 

FOCO

foco

A maior parte do seu tempo, prega o livro, deve ser dedicada à tal “única coisa” que se escolheu. É preciso sintetizar os sonhos, desejos e aspirações num só item. Todo o resultado obtido é influenciado por essa escolha. Assim, tornar-se possível virar um mestre naquilo que realmente importa. Alcançar mais coisas, fazendo menos coisas. Ser objetivo, acabar com a desordem na rotina e manter-se na direção da meta.

Entre as dicas de Keller e Papasan está a de deixar a rotina mais simples e focada. Tentar fazer tudo ao mesmo tempo afasta o foco e a qualidade das ações. No livro, os autores mostram que nem todas as tarefas têm a mesma importância. É preciso dar prioridade às que estão alinhadas à sua “única coisa” e, assim, descobrir que resultados extraordinários podem surgir quando os processos do dia a dia são simplificados. “Você pode ter sucesso com menos disciplina do que pensa, por um simples motivo: o sucesso se trata apenas de fazer a coisa certa, não de fazer tudo certo”, afirmam. A receita, portanto, é concentrar-se no que realmente importa individualmente. Descobrir o poder do foco para alcançar mais, fazendo menos, é o grande legado dessa leitura ao mesmo tempo leve e transformadora. 

 

Fotos: 1.iStock/eternalcreative | 2. Saraiva/Divulgação

Salvar

Categorias Business Upgrade