HPE Simplivity
Navigation
Topo

Fliperama em miniatura: um arcade que cabe na sua mão

fliperama

Na era “primitiva” da tecnologia, computadores eram enormes. Muitos ocupavam salas inteiras e sequer tinham tela. Os grandes avanços ao longo do tempo, porém, fizeram os desajeitados aparelhos de outrora se transformarem nos pequenos dispositivos atuais. Nesta evolução – e reconhecidos os méritos da profética Lei de Moore –, aficionados por tecnologia têm conseguido recriar grandes clássicos. E, claro, ocupando cada vez menos espaço. É o caso do saudoso fliperama.  

Quem viveu a adolescência nas décadas de 1980 e 1990 tem boas chances de compartilhar o gosto pelos arcades. Pac Man, Street Fighter e inúmeros outros títulos rendiam horas e horas de jogatina. Consoles domésticos – como Atari, Mega Drive e Super Nintendo – também marcaram a época dourada dos videogames. Nostalgia à parte, assim como os primeiros computadores, as máquinas de fliperama evoluíram para versões mais compactas. Toda a tecnologia que, no passado, ocupava um grande gabinete, agora cabe na palma da mão. E o que é mais legal: você mesmo pode montar o seu.   

 

 

TINY ARCADE – UM FLIPERAMA DIY 

fliperamaO Tiny Arcade (disponível no site Thinkgeek) é um desses aparelhos de fliperama em miniatura no melhor estilo DIY. O dispositivo vem todo desmontado e pré-carregado com três jogos de código aberto. E, de quebra, pode ser usado como reprodutor de vídeos. 

Com instruções simples, o Tiny Arcade exige apenas uma chave de fenda plana e algumas fitas transparentes para a montagem. A principal vantagem é que dispensa trabalho de soldagem. O dispositivo é equipado com uma tela OLED para cores vibrantes. O controle resume-se a um minúsculo joystick analógico e dois botões. Há ainda um alto-falante embutido, bateria de lítio, adesivos para decorar e uma porta USB para carregamento e reprogramação.  

Um slot microSD permite que o usuário carregue jogos adicionais de código aberto disponíveis online, bem como vídeos. Estes são reproduzidos em 30 FPS, com som. Uma vez montado, o Tiny Arcade está pronto para oferecer “a menor experiência de jogos” na palma da mão.  

 

Fotos: 1. Tested/Reprodução | 2/3/4. Tiny Circuits/Divulgação

Categorias Lifestyle