HPE Simplivity
Navigation
Topo

Falar em público: domine o truque que ajudou até Obama

Ao longo de seus oito anos no governo, o ex-presidente americano Barack Obama fez história. Foi o primeiro negro a ocupar o cargo máximo da nação mais poderosa do mundo. Ganhou fãs ao redor do globo por conta de seu carisma. Foi impecável no uso das redes sociais. E muitas dessas conquistas, evidentemente, valeram-se da maestria do presidente para falar em público. Mas a oratória convincente não é prerrogativa do ex-líder norte-americano. Na verdade, seus discursos sempre apresentam uma particularidade. Um detalhe que pode ser aprendido e praticado por qualquer um que deseje falar em público com mais fluidez. 

Obama utiliza uma linguagem concreta. Repete palavras para dar ênfase a determinadas ideias e explora a riqueza expressiva dos gestos e da voz. No entanto, é um diferencial muito sutil que está por trás de sua tática de comunicação. A estratégia é… inserir… algumas pausas breves… em suas falas. Algumas pessoas podem até pensar que a frequência com que Obama quebra a fala está relacionada a dúvida ou hesitação. Mas, na verdade, as pausas transmitem seu cuidado com a linguagem e autoconfiança. 

 

SUBSTITUA INTERJEIÇÕES E ONOMATOPEIAS
PARA MELHOR FALAR EM PÚBLICO
 

Enquanto estão pensando, muitas pessoas costumam preencher o silêncio com interjeições e onomatopeias. “Ããã”, “hmmm”, “né?”, “então”… Quando empregados em excesso, esses sons e palavras invariáveis tornam-se cansativos, podendo gerar distração na plateia. 

Seguindo o exemplo de Obama, é possível substituí-los por pequenos intervalos. Sem medo. Pois as pausas causam melhor impressão do que as interjeições. Além disso, ajudam a conquistar o respeito dos ouvintes, pois demonstram que o locutor está buscando as melhores palavras.  

Interromper o que se está dizendo por alguns segundos transmite autoconfiança suficiente para assumir aquele silêncio. Também é uma forma de se expressar de modo consciente, inteligente e controlado. A estratégia possibilita, ainda, o tempo necessário para que o ouvinte processe a mensagem de maneira profunda. Isso torna a comunicação mais eficaz e persuasiva. 

 

COMO INCLUIR A PAUSA AO FALAR EM PÚBLICO 

Assim como em textos escritos para locutores de rádio, experimente incluir uma barra a cada bloco de palavras. Esse pode ser um exercício simples para tornar suas frases mais arejadas. Por exemplo: “Corte as frases / desta maneira, / em períodos curtos./ Depois, / leia tudo com calma / observando / cada momento de respirar./ A cada bloco, tente contar uns três segundos.  

Com a prática, suas pausas vão ficando mais naturais e relaxantes. Os benefícios de se expressar de forma pausada, aliás, vão além dos efeitos com a plateia. Para o locutor, as vantagens podem ser até emocionais. Para muitos profissionais, falar em público está entre os maiores medos, especialmente em função do julgamento dos ouvintes. No entanto, falar em público de forma pausada pode causar boa impressão e criar vivências positivas. Essas experiências podem ajudar a transmitir calma e afastar a ansiedade.  

Como exemplo prático, confira este vídeo com os melhores momentos do discurso de despedida de Obama: 

 

 

Foto: 1. iStock/Niyazz 
Categorias Business Upgrade