HPE OneSphere
Navigation
Topo

Conexão com o futuro: Faccat amplia infraestrutura de rede

Oferecendo cursos de graduação e pós-graduação, as Faculdades Integradas de Taquara (Faccat) são peça-chave no progresso do Vale do Paranhana. A instituição recebe alunos de diversas partes do Rio Grande do Sul, atraídos também pelas atividades de pesquisa e extensão. Sem falar, é claro, na atmosfera extremamente convidativa de seu campus. Amplo, o local recebe melhorias e investimentos constantes para atender cada vez melhor os alunos e colaboradores da Faccat. Não é diferente no que se refere à infraestrutura de rede – que foi otimizado com o suporte da HT Solutions.

O belíssimo campus da Faccat funciona às margens da ERS-115, em Taquara/RS, a aproximadamente 80 km de Porto Alegre. E sua construção, há quase 20 anos, representou o início de uma nova era na Educação no Vale do Paranhana. Isso porque a sede própria permitiu aumentar o número de alunos e a própria oferta de cursos da instituição. Após três décadas de funcionamento nas dependências de um colégio particular, a Faccat se viu pronta para voar mais alto.

Evoluindo constantemente, as Faculdades Integradas de Taquara precisam manter uma sólida infraestrutura também no âmbito da Tecnologia da Informação. Com necessidades de gerenciamento e picos de acesso à rede durante as aulas, a instituição buscou a HT Solutions. “Alguns equipamentos que não possuíam gerenciamento foram substituídos por opções com essa funcionalidade”, comenta o especialista em redes Eduardo Steffen. De acordo com o profissional da HT Solutions, foi indicada a linha Aruba 2530 para fazer frente à demanda. “Ela oferece switches totalmente gerenciáveis, com maior segurança no acesso à rede, priorização de tráfego e sFlow”, detalha Steffen. O pré-vendas destaca ainda o suporte a futuras implementações IPv6 e a garantia de um maior nível de segurança. Outro benefício reside na economia proporcionada pelo padrão Green Ethernet (IEEE 802.3az) – uma tecnologia voltada à eficiência energética.

 

REDE COM GERENCIAMENTO SIMPLIFICADO

Segundo a coordenadora do Núcleo de Internet/Redes da Faccat, Marcia Regina Diehl, a solução empregou nove switches ao todo. Foram dois switches de core com ligação em IRF (Intelligent Resilient Framework) e sete switches de borda distribuídos no campus. Destes, parte foi usada para atender à demanda de 200 pontos Cat6 do novo Centro de Eventos da Faccat. O restante, por sua vez, foi alocado nos pontos com maior tráfego de rede. Já os switches de core conectam as fibras ópticas que ligam o prédio central a todos os outros do campus.

A utilização de switches de core permitiu o gerenciamento integrado da rede, aumentando a qualidade e a velocidade das conexões. Conforme Eduardo Steffen, os dois equipamentos da linha HPE 5500 foram empilhados em IRF, podendo ser administrados como um só. “Nos switches usados como core de rede foram adicionadas fontes de energia redundantes”, pontua o especialista da HT Solutions. Assim, explica, garante-se a continuidade da operação de maneira 100% eficaz em caso de alguma falha repentina numa delas.

 

PALAVRA DO CLIENTE

Para a coordenadora do Núcleo de Internet/Redes da Faccat, os ativos de rede da HPE representam estabilidade, baixa manutenção e excelentes serviços de troca em garantia. Márcia Diehl destaca também os benefícios da parceria com a HT Solutions. “O pré-vendas foi muito importante no momento de indicar os produtos com melhor custo-benefício para nossas necessidades”, reconhece. Na avaliação da coordenadora, esse canal direto com a equipe técnica é igualmente valioso em caso de dúvidas.

 

Foto: Faccat/Divulgação