HPE OneSphere
Navigation
Topo

Invenção brasileira faz exames laboratoriais em minutos

Lançado pela startup Hi Technologies, de Curitiba/PR, o Hilab é um aparelho portátil que promete revolucionar o mercado da saúde. Com tecnologias da Microsoft e da Intel, trata-se do primeiro serviço de telemedicina para realização de exames laboratoriais. Praticamente indolor e menos invasivo, o serviço utiliza gotas de sangue de um dedo do paciente para a coleta. O grande destaque, porém, é a agilidade no retorno dos resultados. A inovação brasileira introduz uma nova categoria em análises clínicas, associando Internet das Coisas e inteligência artificial. Bem mais rápido que os métodos tradicionais, o Hilab leva o laboratório para dentro do consultório médico. O dispositivo cabe na palma da mão e contribui de forma significativa para acelerar o processo de diagnóstico.  

De acordo com o CEO da Hi Technologies, a empresa apresenta três grandes inovações com o Hilab. Ele representa o primeiro tricorder médico da história; um sistema de telemedicina totalmente disruptivo; e uma nova tecnologia de big data para a saúde. “Nós acreditamos que uma disrupção no sistema de exames laboratoriais tem potencial para causar mudanças significativas de proporção mundial”, destaca Marcus Figueredo. Segundo ele, a Hi Technologies quer ser o maior laboratório do mundo – sem ter nenhum posto de coleta. 

 

INTERPRETAÇÃO DE EXAMES LABORATORIAIS 

Exames laboratoriaisConforme a empresa curitibana, o funcionamento do Hilab é simples. Após coletado, o sangue é colocado no dispositivo, entrando em contato com os reagentes. A amostra é então “digitalizada” e transmitida instantaneamente via internet para a equipe de biomédicos da Hi Technologies. Ali, os profissionais analisam os dados e liberam um laudo validado. Essa validação obedece a padrões de qualidade, confiabilidade e precisão equivalentes aos métodos já disponíveis no mercado. Com a nova e inédita tecnologia, o médico pode obter resultados de exames laboratoriais ainda durante a consulta. Ou em poucos minutos depois de encerrá-la, assegurando as informações de que precisa para a próxima. 

De sua parte, o diretor-geral da Intel no Brasil, Mauricio Ruiz, destaca a parceria com a Hi Technologies no desenvolvimento. “Acreditamos que essas colaborações focadas em saúde são essenciais para melhorar a vida das pessoas e reforçamos nosso desejo de contribuir para o desenvolvimento das empresas locais”, ressalta. Também o CEO da Positivo Tecnologia, Hélio Rotenberg, se diz entusiasmado com o universo de possibilidades. “O mercado de exames laboratoriais é enorme, e estamos atuando em conjunto com a Hi Technologies para conquistar uma fatia do segmento”, relata. Para Rotenberg, além das vantagens aos pacientes, o Hilab pode ser uma grande oportunidade para pontos de atendimento. Com ele, farmácias e hospitais poderiam ampliar sua prestação de serviços. Conforme a Agência Nacional de Saúde (ANS), o mercado brasileiro de medicina diagnóstica movimenta cerca de R$ 25 bilhões ao ano. 

 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL 

A contribuição da Microsoft ao projeto do Hilab dá-se principalmente por meio da plataforma Azure. Mas também pelos dispositivos com Windows 10 IoT (Internet das Coisas) e pela disponibilização de algoritmos de machine learning. Este último, utilizado para a análise laboratorial com base em diversos parâmetros preestabelecidos.  

Para a vice-presidente de vendas ao consumidor da Microsoft, Priscyla Laham, o projeto tem significado especial. “O Hilab promove avanços importantes ao usar Inteligência Artificial Microsoft para a realização de exames com mais rapidez”, afirma. Priscyla destaca ainda a materialização da missão da Microsoft, empoderando pessoas e organizações e democratizando a inteligência artificial. “E, neste caso, numa área essencial, que é a saúde”, reforça.  

 

Exames laboratoriaisLISTA DE EXAMES LABORATORIAIS 

HIV, zika vírus, chikunguya, dengue, hepatite, teste de gravidez, colesterol total, HDL, hemoglobina glicada, vitamina D, glicemia. Esses são apenas alguns dos exames oferecidos com muito mais agilidade por meio do Hilab. Conforme a Hi Technologies, o produto significa uma inovação em nível mundial com a marca do Brasil. 

 

Fotos: Divulgação/Hi Technologies 
Categorias Drops