HPE OneSphere
Navigation
Topo

Três dicas de Chris Anderson para melhorar sua oratória

TED Talks – O guia oficial do TED para falar em públicoA comunicação sempre teve um importante papel na sociedade. Desde o tempo das cavernas, quando os homens se reuniam ao redor do fogo para escutar palavras de um contador de histórias, até os dias atuais, nos quais os avanços tecnológicos proporcionam uma enxurrada de informações que navegam entre conteúdos relevantes a verdadeiros embustes. Por isso, saber se comunicar é um componente essencial para o sucesso no mundo contemporâneo.

Seja para fazer palestras, vídeos para o YouTube ou simplesmente se expressar melhor no trabalho, considere incluir em sua lista de leituras essenciais a obra de Chris Anderson intitulada TED Talks – O guia oficial do TED para falar em público (Editora Intrínseca, R$ 28,65). Além de servir como guia, o livro cumpre a função de inspirar e motivar os leitores, contendo dicas de como se portar no palco, falar e conquistar as pessoas, transmitir ideias da melhor forma possível – e ainda compartilha parte de todo o universo do TED, que reúne pessoas apaixonadas pelo que fazem.

 

  1. ESQUEÇA O DISCURSO BONITO: SEJA AUTÊNTICO

Talvez esta seja a principal lição transmitida por Chris Anderson: seja autêntico. Seja você mesmo. Para o autor, não é a autoconfiança, tampouco o discurso muito elaborado que fazem a diferença na hora de transmitir uma mensagem a alguém. Fazer a diferença hoje significa ser você mesmo, compartilhar uma ideia válida, conectar-se com a audiência. De acordo com Anderson, é isso que vai gerar maior impacto frente ao seu público.

 

  1. EVITE ENROLAÇÃO: SEJA CURTO E FRANCO

Baseado em conferências do TED, Chris Anderson demonstra em seu guia o poder das palestras curtas, francas e cuidadosamente elaboradas para compartilhar conhecimento, despertar empatia, gerar empolgação e promover sonhos. Apesar de não existir propriamente uma “fórmula” para produzir falas marcantes, o autor compartilha ferramentas capazes de garantir o melhor desempenho a qualquer orador. Afinal, ter conhecimento não é sinônimo de saber expressá-lo – daí a importância de saber se comunicar e de ser breve e direto para conquistar o público. O guia traz desde a forma com que você deve preparar uma palestra – e colocar nela toda a sua paixão – até os meios de reduzi-la para o “número mágico” de 18 minutos.

 

  1. INSPIRE-SE NOS BASTIDORES DE UM FENÔMENO DA INTERNET

Chris Anderson conta que, no começo de sua carreira, acompanhava palestras somente quando necessário ou quando precisava fazer networking, pois as achava muito entediantes. Sua opinião mudou já na primeira vez em que esteve numa conferência do TED e percebeu o valor de suas apresentações e dinâmicas. Em 2001, ele acabou assumindo o projeto e, desde então, tem acompanhado diversos palestrantes que, in loco e online, chegam a alcançar milhões de pessoas.

Considerado um fenômeno da internet, o TED Talks é conhecido no mundo inteiro por promover palestras de temas variados, ministradas por grandes nomes da atualidade. Ou seja, um ambiente único para inspirar um guia como o de Anderson, capaz de ajudar leitores a melhorar sua comunicação a fim de promover novas ideias e empreendimentos. O autor compartilha no livro seus insights mais relevantes sobre cases de sucesso, fundamentos, dinâmicas, o que usar e não usar no palco, atitudes e formas de persuasão e até mesmo momentos em que a forma de transmitir uma ideia se torna negativa.

 

Uma obra para ler, reler, anotar, aprimorar-se, evoluir para atividades práticas e sentir-se seguro para transmitir suas melhores ideias.

 

Fotos: 1. iStock/kasto80 2. Divulgação/Intrínseca
Categorias Business Upgrade