HPE Simplivity
Navigation
Topo

Currículo: CEO do LinkedIn revela seu método de análise

Apesar de formas clássicas de contratação ainda predominarem no mercado de trabalho, elas podem estar com os dias contados. Muitas empresas, afinal, já estão mudando sua maneira de buscar candidatos e avaliar currículos (veja o vídeo 3 deste link). Por isso, procurar talentos em “lugares” não tradicionais é a grande aposta do CEO do LinkedIn. O assunto foi abordado por Jeff Weiner em palestra na conferência ASU GSV. Além de revelar algumas estratégias da empresa, o gestor indicou seu “mantra” em relação ao que considera um currículo perfeito.  

Em possíveis contratações, conforme o CEO, o LinkedIn busca nos candidatos qualidades como paixão, ética, perseverança, lealdade e mentalidade de crescimento. Para Weiner, essas características nem sempre têm vínculo com um diploma – e acabam negligenciadas nos CVs. Ao examinar currículos e perfis do LinkedIn, o CEO recomenda seguir o lema “Habilidades, não diplomas”. A afirmação não significa que a formação do candidato deva ser ignorada. Apenas sugere a expansão da perspectiva, a fim de que a escolha possa ir além do diploma do candidato.  

 

O SEGREDO DE WEINER PARA AVALIAR UM CURRÍCULO 

Essas três palavras (“Habilidades, não diplomas”) acabaram virando um mantra para o CEO do LinkedIn. Segundo Weiner, a empresa tinha orgulho de recrutar apenas candidatos de uma seleta lista de universidades. E isso também foi identificado numa pesquisa com perfis do LinkedIn em relação às empresas do Vale do Silício. De modo geral, apenas 5% dos contratados têm origens “não tradicionais”. No entanto, nos últimos anos, um número crescente de empresas tem percebido que há muitos talentos escondidos. Weiner observa que muitas pessoas inteligentes, talentosas e apaixonadas estão desprezando o ensino superior tradicional. O CEO afirma que a empresa está à procura de pessoas com mentalidade de crescimento, com dedicação e ética no trabalho. Para ele, elas merecem uma chance de demonstrar o quanto podem ser incrivelmente talentosas.  

 

Foto: iStock/Pixsooz  
Categorias Business Upgrade