HPE OneSphere
Navigation
Topo

Criatividade: 6 estratégias para manter a mente bem-treinada

Apesar de muitas pessoas acreditarem que ideias surgem “do nada”, especialistas garantem que a criatividade é um processo de construção diária e um exercício ao alcance de todos. De acordo com o coach e consultor de carreira Emerson Weslei Dias, a criatividade é uma competência que move o sujeito a pensar soluções, resolver problemas, criar alternativas, percorrer caminhos diferentes e produzir novos projetos. Na palestra “Criatividade e Inovação no Ambiente de Trabalho”, Dias afirma que, apesar de não existir uma receita, essa habilidade pode ser encarada como um “músculo” que, quando estimulado por meio de exercícios, começa a se desenvolver. A seguir, confira seis desses treinos para a criatividade:

1.MANTENHA A MENTE LIMPA

Sabe aqueles momentos em que você mais precisa (e mais se esforça) para formar uma boa ideia, mas ela não surge? Isso acontece porque a criatividade costuma aparecer de forma livre e espontânea, geralmente em momentos inesperados. Por essa razão, deixar a mente limpa e descansada é fundamental para repor energias e “recarregar a bateria” do cérebro para que ele permita analisar alternativas e novas perspectivas.

2.FUJA DA ROTINA

Em função da rotina, as pessoas acabam fazendo diariamente as mesmas coisas – e muitas tarefas são executadas no “piloto automático”. No entanto, uma simples mudança de hábitos pode ser ótima para estimular o cérebro. Experimente fazer novas rotas para chegar ao trabalho, por exemplo, ou vá almoçar num restaurante diferente. Fugir da rotina é simples!

3.REGISTRE SEUS SONHOS

Todos os dias, logo ao acordar pela manhã, prepare sua mente para mais um dia de trabalho, colocando no papel tudo que povoou a sua mente durante o sono. Evite checar as redes sociais ainda na cama, pois isso poderá dispersar sua criatividade justamente naquele que é o “horário nobre” para boas ideias. Além dos sonhos, anote tudo o que você pensar durante o dia, mesmo se julgar que determinado item não tem tanta importância. Ao fim do dia, ao analisar todos os dados juntos, você poderá ter a criatividade despertada e conseguir construir algo novo.

4.CONHEÇA NOVAS PESSOAS

Cercar-se de pessoas que pensam como você e compartilham seus interesses é muito bom, mas a possibilidade de surgir uma boa ideia quando você conversa com alguém que ainda não conhecia e que pensa de forma diferente da sua é ainda maior. Muitas vezes, a partir de uma conversa informal, podem surgir novos projetos ou, até mesmo, uma nova parceria.

5.DESAFIE-SE

Para desenvolver a criatividade, é fundamental abandonar a zona de conforto, fazendo sua mente transitar por diferentes padrões ao praticar uma atividade que não seja tão fácil para você. A proposta do desafio é tentar algo diferente e que, ao mesmo tempo, sirva de estímulo para ampliar seu conhecimento e suas habilidades. Aprender um idioma diferente, tocar um instrumento ou fazer um novo curso são bons exemplos de desafios a si mesmo.

6.MANTENHA-SE INSPIRADO 

Se, por um lado, a criatividade costuma surgir de forma livre e espontânea, por outro, a inspiração (que também não tem hora nem local exato para aparecer) pode ser facilmente induzida. Assista a filmes, leia livros, escute músicas, faça viagens, converse com os amigos… Tudo isso pode ajudá-lo a ter novas ideias – sem pressão.

 

Foto: iStock-baramee2554/Divulgação
Categorias Business Upgrade