HPE OneSphere
Navigation
Topo

Nova tecnologia permite controlar robôs com o olhar

Muitas vezes, algumas pessoas conseguem saber o que as outras estão pensando apenas por seu modo de olhar. Isso porque as chamadas “janelas da alma” são capazes de transmitir diversos sentimentos. Agora, uma nova tecnologia está revolucionando o poder da visão. Desenvolvida pela multinacional suíça ABB e a companhia espanhola Irisbond, ela permite controlar robôs com o olhar. A técnica foi desenvolvida no programa Bind 4.0, criado pelo governo do País Basco, região ao norte da Espanha. Nele, empresas emergentes e já estabelecidas participam com ideias inovadoras, enquanto empresários investem naqueles projetos de que mais gostam. 

 

JOGO DE XADREZ MOSTROU COMO CONTROLAR ROBÔS COM O OLHAR

A inovação tecnológica de como controlar robôs com o olhar foi apresentada numa disputa de xadrez entre duas mulheres. Cadeirante por conta de uma grave incapacidade de movimentos, uma delas foi auxiliada pelo robô. Através do olhar, a jogadora indicava a ordem das jogadas para a máquina. Em seguida, o robô realizava diferentes movimentos de peças, levando em conta as regras do jogo. 

Toda a ação foi realizada com o auxílio de um computador, que mostrava em sua tela um tabuleiro de xadrez. Através da tela, a cadeirante fixava o olhar para indicar a peça que desejava mover e para qual casa deveria ser movimentada. O robô, que ficava no meio da mesa, tinha dois braços articulados, similares aos das máquinas cirúrgicas de precisão. Com eles, moveu várias peças, inclusive derrubando a rainha da jogadora oponente. 

Por sua vez, a outra jogadora – que não possuía limitações físicas – também tinha suas ações intermediadas. Para jogar, ela indicava com um mouse como seria o deslocamento de suas peças. Quando a partida era concluída, o robô recolhia as peças e fazia o reposicionamento correspondente à ordem inicial do jogo. 

 

OUTRAS POSSIBILIDADES

A tecnologia, denominada de “eye-tracking”, pode ter diversas funções além do xadrez. Por exemplo, permitir que um cirurgião consulte através do olhar o histórico de um paciente na mesa de operação. Ou permitir que um motorista atenda ao telefone enquanto dirige, apenas com um movimento de olhos. 

A solução é viabilizada por um software chamado “webtracker”, que permite o controle de computadores através do movimento dos olhos. Essa trajetória é monitorada por uma webcam, que utiliza algoritmos baseados no posicionamento do rosto e da visão para que os usuários possam interagir com o robô e controlá-lo de forma natural. 

A pesquisa abre diversas possibilidades de aplicação na robótica industrial, incluindo novas opções de integração ao trabalho para pessoas com limitações físicas. 

 

Foto: iStock/boggy22 
Categorias Drops