HPE OneSphere
Navigation
Topo

Composteira eletrônica permite fazer adubo orgânico em casa

A enorme quantidade de lixo produzida a cada dia no planeta constitui um dos grandes desafios da vida moderna. Parte do problema é o excesso de embalagens e produtos descartáveis, cuja destinação nem sempre é simples. Além disso, um enorme contingente de pessoas ainda não separa o lixo seco, dificultando a reciclagem. Resíduos orgânicos, porém, também são uma variável importante nessa equação. Nos EUA, por exemplo, calcula-se que restos de comida representem, sozinhos, 20% de todo o lixo depositado em aterros sanitários. Esse tipo de material, entretanto, poderia ser convertido em adubo orgânico de excelente qualidade para hortas e jardins. Fazer isso em casa, aliás, não é muito complexo. E agora, com um empurrãozinho da tecnologia, está se tornando simples como pressionar um botão. 

adubo orgânicoA Zera Food Recycle, da Whirlpool, é uma “lixeira” eletrônica que promete facilitar a compostagem de restos de alimentos. A novidade traz um mecanismo interno que automatiza o processo, transformando talos, folhas, cascas e afins em adubo 100% orgânico. De linhas minimalistas e parecida com uma lixeira comum, a Zera é ideal para cozinhas residenciais. 

 

 

COMO É PRODUZIDO O ADUBO ORGÂNICO 

adubo orgânicoPrática, a Zera Food Recycle pode ser operada com a mesma simplicidade de um triturador. Inicialmente, a lixeira vai moendo os restos orgânicos nela depositados. Cada vez que sua tampa é fechada, a trituração se inicia, criando mais espaço interno. Quando a máquina fica cheia, basta inserir um pacote de aditivos orgânicos da marca. Ali estão os elementos necessários para que o processo de compostagem seja concluído com sucesso. Depois, basta apertar um botão para iniciar. Em 24h, a Zera transforma os restos de alimentos em adubo orgânico para sua horta ou jardim. Conectado ao wi-fi, o equipamento pode ser programado à distância, com todo o processo monitorado remotamente pelo aplicativo.  

O gadget conquistou três prêmios na edição 2017 da Consumer Electronics Show (CES), maior feira de tecnologia do planeta. A Zera Food Recycle está em pré-venda por US$ 999.00, já incluídos os aditivos para o primeiro mês. 

 

Fotos: 1. IStock/Singkham | 2/3. Whirlpool/Divulgação 
Categorias Drops