HPE Simplivity
Navigation
Topo

Como ser reconhecido no trabalho: 10 dicas decisivas

Além de profissionalismo e seriedade, o mundo corporativo costuma exigir dedicação extra para que seu trabalho se destaque. Mesmo com excelência, afinal, cumprir os requisitos da função não garante o reconhecimento por parte da alta chefia. Muitas vezes, os superiores simplesmente não percebem o valor do que é entregue, e as razões para isso são várias. Eles podem estar ocupados com algum problema de grandes dimensões, por exemplo. Ou até mesmo desacostumados a perceber qualidade excepcional em tarefas comuns a um grande número de colaboradores. Em situações assim, como ser reconhecido no trabalho? 

O desejo de crédito frente aos altos executivos não é, necessariamente, questão de ego. Trata-se, antes, de um caminho natural para abrir portas na carreira. Sem falar que, caso a empresa precise demitir, certamente quem se destaca estará menos vulnerável que o restante do grupo. Num artigo para o site de empregos Monster, Caroline Zaayer Kaufman elenca alguns “truques” para destacar-se da multidão nas empresas. As dicas foram elaboradas com auxílio de Ben Brooks, CEO da Pilot – empresa que ajuda a encontrar felicidade no trabalho. São maneiras de se obter visibilidade para um trabalho que já esteja sendo muito bem realizado. Afinal, muitas vezes as pessoas não percebem de forma natural todo o esforço investido na função. A seguir, confira algumas dessas dicas. 

 

COMO SER RECONHECIDO NO TRABALHO 

 

1.Candidate-se a premiações

Em praticamente todas as áreas, há alguma organização que premia boas práticas e/ou distingue profissionais. Cabe ao colaborador descobrir esses prêmios e inscrever seus trabalhos e projetos, pois ele será o grande beneficiado. Não precisa ser um prêmio de âmbito nacional – um destaque em nível regional ou mesmo interno funciona muito bem.  

2.Fale em público

Este é um dos diferenciais de quem se destaca, visto que a maioria das pessoas tem dificuldade com a oratória. Ficar à vontade para demonstrar seu conhecimento em público, portanto, tende a ser benéfico para a carreira. Assim como no item anterior, porém, não é recomendável esperar que apareça um convite. É fundamental ser proativo, buscando conhecer os organizadores de congressos, oradores de edições prévias e patrocinadores. Cavoucar um espaço entre os palestrantes de grandes eventos pode ser uma tarefa difícil (frequentemente, impossível), é claro. Mas falar em eventos menores, de apelo local ou regional, às vezes depende apenas de se colocar à disposição. Assim como ser reconhecido no trabalho, encontrar uma plataforma para expor suas ideias depende, primeiro, do próprio interessado. 

3.Encontre aliados na alta gestão

É importante lembrar que a chefia não é o monstro que grande parte das pessoas imagina. Aproximar-se do alto escalão é essencial, e não há motivos para nervosismo. Geralmente os chefes estão interessados no que que o colaborador tem a dizer – seja através de um elogio ou sugestão.  

4.Compartilhe resultados com os chefes “distantes”

Você não precisa bater à porta dele de hora em hora para permanecer no radar. Em vez disso, faça resumos periódicos de seus resultados e compartilhe-os com o chefe. Seja por e-mail, Skype ou pessoalmente, certifique-se de usar a forma de comunicação preferida de seu superior. Nessas atualizações, enfatize sempre o impacto de seu trabalho para a companhia (e não apenas as tarefas em si). Evidencie o valor real da sua entrega. 

5.Ajude seus superiores com os problemas deles

Ser chefe é uma missão repleta de dores de cabeça. Descobrir as do seu superior e resolvê-las pode ser o que falta para alguém ser finalmente notado. Não precisa ser nada grandioso – às vezes, tarefas simples como encaminhar telefonemas já ajudam. 

6.Voluntarie-se para comissões internas

Participar de grupos que não estejam diretamente relacionados ao trabalho pode tornar um funcionário mais reconhecido. Como, por exemplo, somar-se à equipe que está planejando uma festa de Natal. 

7.Junte forças com colegas de outros departamentos 

Você não precisa, necessariamente, participar de grupos específicos para expandir seu círculo no trabalho. Há grandes benefícios em simplesmente colocar-se como um recurso à disposição dos projetos de seus colegas. Procure encontrar maneiras de colaborar com pessoas de diferentes setores, filiais ou funções no negócio. Para quem se pergunta como ser reconhecido no trabalho, visibilidade é certamente a primeira parte da resposta. 

8.Reconheça o sucesso dos outros colaboradores

É importante também reconhecer o sucesso dos colegas. Afinal, todos gostam de ser elogiados pelo trabalho bem-feito. O reconhecimento pode ser feito diretamente para eles e também para a chefia. Isso ajudará a construir sua reputação como fonte de energia positiva na empresa. 

9.Saiba aceitar elogios

Afaste qualquer constrangimento que você possa sentir ao ser elogiado e aceite com simpatia a atenção recebida. É preciso encontrar o ponto de equilíbrio entre os extremos do narcisismo e da autodepreciação. Uma boa forma de responder um elogio é sorrindo e dizendo algo como “obrigado, o prazer foi meu”.  

10.Obtenha outra proposta de emprego

Se você estiver fazendo um bom trabalho, o mercado também há de perceber. Caso a empresa pretenda mantê-lo, outra proposta de emprego pode fazer com que você pareça um ativo ainda mais desejável. Entretanto, esta é uma cartada perigosa, pois o tiro pode sair pela culatra. Ao revelar eventuais propostas, evite demonstrar que a busca tenha partido de você.  

 

Ilustração: iStock/aleksei-veprev 
Categorias Business Upgrade