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Como ser mais produtivo pela manhã: 8 táticas comprovadas

Pela manhã, enquanto algumas pessoas saem da cama cheias de energia, outras já levantam esgotadas. A produtividade está ligada a um conjunto de características individuais, como se sabe. Mas algumas dicas podem ajudar a desenvolver esse perfil matinal mais ativo. Sobretudo naqueles períodos em que não se pode abrir mão de sua máxima disposição desde o início do dia.  A seguir, confira oito coisas para fazer antes das 8h da manhã a fim de ter uma rotina mais eficiente. Este checklist sobre como ser mais produtivo abrange despertar, “reconectar”, buscar inspiração, obter perspectiva e manter o foco. Todas as dicas são baseadas em princípios científicos e pesquisas de campo. 

 

COMO SER MAIS PRODUTIVO EM 8 PASSOS: 

 

1.Ter mais de sete horas de sono 

Dormir bem é tão importante quanto comer e beber água. Distúrbios do sono não são raros, acarretando noites maldormidas. Mas ter uma quantidade saudável de sono é requisito básico para a produtividade. Melhora a memória, a atenção e o foco, aumenta a criatividade e diminui o estresse. Além disso, dormir bem reduz a dependência de estimulantes como a cafeína. É tão importante, que os sete itens a seguir só serão úteis se este for atendido. 

 

2.Meditar para clarear os pensamentos 

Meditar ou orar logo que se acorda estimula uma atitude mais positiva frente aos desafios do dia. Diversos estudos comprovam benefícios físicos e mentais da prática, inclusive no combate ao estresse e à ansiedade. Ao meditar, o indivíduo volta-se para o que é positivo, clareando seus pensamentos. Considerada a “mãe” de todas as virtudes, a meditação pode desempenhar um papel-chave na busca de como ser mais produtivo.  

 

3.Praticar atividades físicas 

Realizar de forma regular algum tipo de exercício deixa as pessoas mais saudáveis, felizes e produtivas. O tipo de atividade física pode variar de acordo com a preferência pessoal – o importante é se mexer. Isso ajuda a reduzir as probabilidades de depressão, ansiedade e estresse. Estudos indicam relação, ainda, entre os exercícios e o sucesso na carreira. Quem se interessa sobre como ser mais produtivo, portanto, pode encontrar na atividade benefícios também em outros aspectos da vida. 

 

4.Consumir proteínas 

Especialistas recomendam o consumo de pelo menos 30 gramas de proteína no café da manhã. Esse tipo de alimento demora mais para ser digerido e mantém os níveis de açúcar no sangue constantes, evitando picos de fome. Além disso, comer proteína primeiro reduz o desejo por carboidratos brancos, que são nutricionalmente pobres e fazem engordar. 

 

5.Tomar um banho frio 

Não é por nada que atletas profissionais se recuperam fisicamente em banheiras de gelo após jornadas extenuantes. A imersão em água fria favorece o bem-estar físico e mental. Quando praticada regularmente, pode desencadear mudanças duradouras nos sistemas imunológico, linfático, circulatório e digestivo, melhorando a qualidade de vida. Também pode contribuir na perda de peso, posto que acelera o metabolismo. Os primeiros instantes podem ser difíceis, mas após 20 segundos de taquicardia causada pela água fria, é possível sentir-se bem. E, consequentemente, desfrutar o efeito positivo. Quando você se pergunta como ser mais produtivo, a resposta pode vir num banho frio. 

 

6.Ouvir ou ler livros 

Cumprir o trajeto de casa para o trabalho escutando um audiobook, podcast ou outro conteúdo enriquecedor é uma ótima opção. Estudar e compreender assuntos úteis e que despertem o interesse pode fazer muita diferença. E, aproveitando bem cada momento, é possível ler centenas de livros, ampliando conhecimentos e fazendo mais conexões criativas. 

 

 7.Revisitar objetivos e propósitos 

Anotar objetivos de curto e longo prazo é outra tarefa importantíssima. Indica-se também a leitura, durante alguns minutos da manhã, dos grandes objetivos que se têm para a vida. Pensando nessas metas todos os dias, o trabalho passa a ser realizado no intuito de alcançá-las – ou seja, com propósito. 

 

8.Realizar uma tarefa difícil 

A força de vontade é como um músculo que se esgota quando realiza muito exercício. Ao longo do dia, a tomada de decisão vai diminuindo em qualidade e atenção. Portanto, é importante realizar as tarefas mais difíceis do dia na parte da manhã. Assim, evita-se chegar à exaustão com tarefas ainda a serem feitas. 

 

Incluindo essas oito dicas na rotina diária, fica mais fácil cumprir as atividades cotidianas de forma produtiva. E, realizando as tarefas importantes de forma mais leve, é também possível organizar a rotina e evoluir em diversos aspectos.  

 

Foto: iStock/AndreyPopov 
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