HPE OneSphere
Navigation
Topo

Como organizar e estruturar projetos simultâneos

Por Bel Pesce*

Muitas vezes preciso executar vários projetos ao mesmo tempo, e algumas pessoas me questionam sobre como fazer o gerenciamento e o planejamento para organizar e estruturar essas ações em diferentes áreas. Na verdade, tenho o conceito de que é impossível dedicar 100% de tempo para uma mesma proposta, a não ser que se tenha apenas uma. Então, a partir do momento em que eu tenho mais de um projeto – pode até ser algo pessoal que eu tenha de trazer para meu dia a dia também –, eu terei que dividir o meu tempo.

Agora, se por um lado não posso dedicar 100% das minhas horas ao mesmo projeto, eu posso dar 100% de atenção para aquilo em que estou trabalhando naquele momento. Essa é uma questão essencial para mim: quando estou atuando num projeto, me dedico inteiramente a ele até mudar para outro.

Algumas pessoas defendem a ideia de que não se pode ficar alternando muito entre tarefas, já que existe um custo de se mudar e retomar a atividade. No entanto, nem todo mundo funciona da mesma forma, e há quem goste de ficar variando, principalmente quando fica entediado – e aí pensa “ah, depois eu volto”.

Eu acredito que o planejamento está ligado ao autoconhecimento. É preciso entender como você funciona; ter foco; saber “estar no presente”. Outro ponto essencial é saber priorizar entre todos os projetos ao mesmo tempo – saber o que deve prevalecer em cada um. Se você tem três projetos e dedica para um deles um tempo planejado, priorizando e organizando as tarefas, mas para os outros nunca faz nada, provavelmente ficará com trabalho acumulado. Por isso, é importante que você saiba definir prioridades entre os projetos, identificando quais são mais importantes naquele momento para decidir a ordem e o momento mais adequado para dedicar toda a atenção. Você não vai reservar 100% do seu tempo a um trabalho, mas se dedicar inteiramente ao trabalho naquele período reservado a ele. Essa é a regra básica.

 

*Bel Pesce é empreendedora e fundadora da FazINOVA

Categorias Opinion