HPE Simplivity
Navigation
Topo

Carros conectados: Microsoft e Toyota trabalham em parceria

Nesta era de Internet das Coisas (IoT), os veículos também estão ficando mais inteligentes e interativos. Numa ponta, empresas como o Google atuam no desenvolvimento de automóveis autônomos. Na outra, companhias como a Microsoft trabalham duro em soluções de infraestrutura para carros conectados. A ideia da gigante de Redmond é ser uma facilitadora no processo de evolução do modelo de negócios das montadoras. Prova disso foi o recente licenciamento de patentes para a Toyota.  

Por meio da parceria, a montadora japonesa terá acesso ao chamado Connected Car. O pacote de serviços inclui ampla gama de tecnologias desenvolvidas pela Microsoft. Entre elas, sistemas operacionais, controles de movimento, reconhecimento de voz, navegação, segurança cibernética e inteligência artificial. Segundo a Microsoft, o acordo com a Toyota não é exclusivo e há expectativa de consolidar novas parcerias. 

 

BENEFÍCIOS DOS CARROS CONECTADOS PARA A TOYOTA 

O acordo permite à Toyota embarcar em seus carros os sistemas desenvolvidos e aprimorados pela Microsoft. Com algumas dessas tecnologias, a montadora pode também desenvolver aplicativos próprios para entregar uma experiência cada vez mais conectada. Assim, o próprio veículo passa a prever necessidades de manutenção e disponibilizar atualizações de tráfego ao vivo, por exemplo. Com a assistência de voz integrada, o carro também pode oferecer rotas e notificações sem desviar a atenção do motorista. 

 

TRANSFORMAÇÃO NA INDÚSTRIA AUTOMOTIVA 

Como muitos outros setores, a indústria automotiva está sendo impactada pela transformação digital. E a tecnologia tem possibilitado cada vez mais oportunidades para carros conectados. Além das patentes, a Microsoft promete oferecer serviços como manutenção preditiva e recursos de segurança aprimorados. Não exclusivo, o acordo realizado com a Toyota integra o programa de licenciamento de propriedade intelectual (IP) da Microsoft. 

Antes da atual parceria, a montadora japonesa já havia trabalhado com a empresa de Bill Gates. Em 2016, o projeto Toyota Connected passou a utilizar a plataforma de computação em nuvem Microsoft Azure, dando um passo importante rumo ao mercado de carros conectados. 

 

Foto: iStock/graphicnoi 
Categorias Feed