HPE Simplivity
Navigation
Topo

Cabo submarino facilitará conexão entre Brasil e Europa

Em breve, a gigantesca malha de fibra óptica que cruza os mares do planeta ganhará outro (e importante) cabo submarino. O novo integrante da rede interligará nada menos que Brasil e Espanha. Serão 10 mil quilômetros de fibra, com capacidade de trafegar dados a uma taxa de 72 terabits por segundo. O sistema, projetado em parceria entre Telebras e a espanhola EulaLink, deve iniciar sua operação comercial em 2019. O objetivo é tornar a troca de dados entre a Europa e a América do Sul mais eficiente e segura. Segundo a estatal brasileira, o investimento total previsto para o projeto é de R$ 660 milhões (212 milhões de dólares).

Chamado de EllaLink, o cabo submarino servirá como rota alternativa para o tráfego da internet brasileira. Isso porque a maioria dos dados que saem do País rumo à Europa, atualmente, tem de passar pelos Estados Unidos. Mas, em pouco mais de dois anos, a conexão será direta, sem intermediário.

Conforme o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, há atualmente oito cabos submarinos de dados interligando o Brasil a outros países. Sete deles, direcionados aos Estados Unidos. Somente um – considerado inferior aos demais – faz ligação com a Europa. Construído em 1999, o cabo submarino tem capacidade aproximada para 20 Gbps e pertence a um consórcio de quase 20 empresas. A nova ligação contará com quatro pares de fibra óptica, reduzindo o tempo de transmissão de dados em aproximadamente 40%.

OS RUMOS DO NOVO CABO SUBMARINO DE FIBRA ÓPTICA

cabo submarinoNo Brasil, a estação costeira do novo cabo submarino ficará em Praia Grande, no litoral de São Paulo. Na Europa, ele será aterrado na região de Sines e seguirá por terra até Lisboa, ambos em Portugal. A base final, porém, será em Madri, na Espanha. Estuda-se ainda extensões para as Guianas, Cabo Verde, Ilhas Canárias e Madeira. Esta parceria entre Telebras e EulaLink é considerada emblemática – e reforça a cooperação entre os dois países em relação a inovação e infraestrutura.

 

Fotos: 1. iStock/cosmin4000 | 2. iStock/alphaspirit
Categorias Drops
Tags internet