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As quatro atitudes que fazem um CEO de destaque

Quais os principais atributos necessários para caracterizar um CEO de alto desempenho – que atinge ou supera as expectativas de seu cargo? Uma extensa pesquisa desenvolvida pela ghSmart, empresa de consultoria em liderança, em parceria com economistas da University of Chicago e da Copenhagen Business School e com analistas da SAS Inc., desvendou quatro condutas fundamentais para o bom desempenho dos CEOs. A seguir, veja quais são elas:

 

AS QUATRO ATITUDES ESSENCIAIS DO CEO

Encontrar um líder de sucesso que domine todas as quatro atitudes não é algo comum. Praticá-las de forma consistente pode ser o grande desafio no dia a dia dos CEOs.

1. DECIDIR COM RAPIDEZ E CONVICÇÃO. Apesar de se ouvir falar que os CEOs sabem exatamente como conduzir sua empresa rumo ao sucesso, muitos dos líderes de alto desempenho não se destacam, necessariamente, pela capacidade de tomar ótimas decisões a todo instante, mas, sim, por sua resolutividade. Curiosamente, executivos com maior QI frequentemente são os que mais sofrem para tomar decisões. E, muitas vezes, ir em busca da resposta perfeita pode retardar a escolha ou a definição das prioridades. Astutos, mas lentos, os decisores criam gargalos que frustram os funcionários (o que pode levar ao desgaste de talentos valiosos) ou se tornam extremamente cautelosos, retardando a empresa como um todo. Para CEOs de alto desempenho, tomar uma decisão errada é melhor do que não tomar decisão nenhuma. Por isso, é preciso aprender a progredir na velocidade certa, e a dica é se fazer duas perguntas: se eu errar, qual será o impacto? Se eu não fizer nada, que tipos de atrasos serão provocados?

2. CONQUISTAR PARA CAUSAR IMPACTO. Logo que definem claramente o curso dos negócios, os CEOs devem conseguir apoio entre funcionários e acionistas. A ideia é equilibrar insights perspicazes e prioridades da equipe, com foco nos Isso engaja o time a dar o melhor de si e a se comprometer com as metas de criação de valores. No momento de interagir com funcionários e acionistas, preste atenção em seu humor e em sua linguagem corporal, pois são fatores que podem ter impacto direto nas informações. Tente demonstrar tranquilidade, mesmo sob pressão.

3. ADAPTAR-SE PROATIVAMENTE. Habilidade essencial, ajustar-se rapidamente a um ambiente de mudança é sinônimo de sucesso. Como CEO, o profissional enfrenta constantemente situações que não estão no manual da empresa – e precisa estar preparado. Outra questão importante é dedicar tempo para refletir sobre perspectivas de longo prazo, pois elas aumentam as chances de perceber dados importantes ainda no começo.

4. TRANSMITIR CONFIANÇA. Esta é possivelmente a capacidade mais poderosa das quatro condutas essenciais do CEO. Tanto o conselho quanto os investidores gostam de perceber uma mão firme, e empregados confiam mais em líderes previsíveis. Uma prática importante para isso é estabelecer expectativas realistas desde o início.

 

PARA PENSAR

CEONas primeiras semanas no cargo, CEOs confiáveis resistem à tentação de ir direto para o modo de execução. Eles avaliam os orçamentos e planejamentos com cuidado e se relacionam com membros do conselho, empregados e clientes para entender quais são as expectativas. Ao mesmo tempo, avaliam rapidamente os negócios para desenvolver suas próprias ideias em relação ao que é plausível, trabalhando para alinhar expectativas.

Embora não exista uma atitude que resolva todos os problemas, concentrar-se nessas qualidades essenciais aumentará a probabilidade de os membros da diretoria escolherem o candidato certo para o cargo de CEO — e a chance de que ele tenha sucesso como tal.

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