HPE Simplivity
Navigation
Topo

Para além da leitura: aprimore sua escrita com estas 8 dicas

Sempre ouvimos que, para se escrever bem, é preciso ler muito. Mas o que muitas pessoas não sabem é que algumas práticas diárias podem ajudar a “preparar o terreno” e aguçar a criatividade para a produção de textos mais envolventes e conteúdos ainda mais eficazes para seus objetivos. A seguir, conheça oito técnicas que farão seu texto fluir melhor.

 

  1. PARA OXIGENAR AS IDÉIAS: ÁGUA

Palavras e pensamentos originam-se, evidentemente, no cérebro – uma verdadeira máquina cuja capacidade cognitiva que só aumenta com o passar do tempo e a evolução da espécie. De acordo com a neurociência, o pensamento forma-se a partir de trocas elétricas entre as células nervosas, atividade denominada de sinapse. E, para que as trocas ocorram de forma eficaz, o organismo precisa estar bem hidratado.

Por isso, bebendo diariamente a quantidade de água ideal recomendada pelos nutricionistas (que varia de 2 a 3 litros), você estabelece condições ideais para as sinapses e turbina sua capacidade de produzir pensamentos. Liberando o fluxo de ideias de forma natural, você certamente perceberá os reflexos na escrita.

 

  1. PARA NUTRIR O CÉREBRO: ÔMEGA 3

Assim como a água, existem outras substâncias que podem ajudar a melhorar sua capacidade produtiva, ampliando a habilidade de memorização e o processamento das informações sob a forma de pensamentos. Lembra daquela história de comer peixe para ficar inteligente? Pois pesquisas recentes na área da nutrição confirmam que peixes como salmão, atum, bacalhau, sardinha e truta – ricos em ômega 3 – são excelentes para potencializar a inteligência. Esse grupo também faz bem ao sistema nervoso e à visão, além de prevenir doenças degenerativas.

Que tal encontrar uma dieta que favoreça seus pensamentos e criatividade? A saúde do cérebro também pode ser tema de sua próxima consulta ao nutricionista!

 

  1. PARA CONTROLAR PENSAMENTOS E PALAVRAS: RESPIRAÇÃO

Uma das poucas atividades que o corpo humano desempenha e que você quase não nota é a respiração. Claro: agora que pensou nisso, pode ser que tenha começado a prestar atenção no ritmo ao ar que entra e sai de seu organismo.

Para praticantes de yoga e tai chi chuan ou pessoas que exercitam as mais diversas formas de meditação, é ainda mais fácil perceber os benefícios do controle da respiração, já que ela age diretamente com as emoções.

Mas qual a relação que tudo isso pode ter com a escrita? Bem, talvez o que falte para seu texto não seja inspiração, mas, sim, a respiração correta para afastar aquele estresse que antecede o processo criativo. Se sensações desagradáveis como medo, irritação e fadiga, por exemplo, têm sido um obstáculo emocional para sua produção, procure respirar da forma correta e sinta os efeitos positivos no dia a dia – inclusive diante de uma lauda em branco.

 

  1. PARA UMA MENTE EM BOA FORMA: MALHAÇÃO FÍSICA

Mais do que comprovado, o exercício físico praticado de forma regular produz resultados positivos para a saúde como um todo. Os efeitos da malhação têm reflexos na mente, pois ativam a circulação sanguínea e a oxigenação das células do corpo. Assim, o cérebro – que consome aproximadamente 20% do oxigênio do sangue – acaba sendo bastante favorecido por caminhadas, corridas e séries para braços, pernas e abdome.

 

  1. EXERCÍCIOS PARA A MENTE TAMBÉM CONTAM!

Lá na primeira dica você leu a palavra sinapse, certo? Mas você sabe como se processa uma sinapse? Essa (e qualquer outra) informação pode ser facilmente encontrada na internet. Você chegou a pesquisar?

Fazer perguntas e partir em busca de respostas é uma espécie de “malhação cerebral”. Por isso, em vez de esperar passivamente que as ideias caiam do céu, é importante que você provoque constantemente sua criatividade.

Investigar palavras e conceitos amplia o repertório de referências e dinamiza a capacidade de expressar ideias através de palavras. Esse domínio vai lhe dar mais chances de produzir conteúdos que influenciem as mais diversas mentes que você precisa atrair como leitores.

 

  1. PARA NÃO TER PRECONCEITOS: CULTURA

Gosto não se discute, mas é importante manter a mente aberta, independentemente de suas preferências de assuntos e temas. Conhecer questões e argumentos de outras áreas permite o ingresso de novos dados no cérebro, que certamente serão úteis durante as sinapses que gerarão novos pensamentos e novas expressões escritas.

O mesmo vale para visitas a museus, bate-papos com amigos e familiares, peças de teatro, filmes, séries… Até uma novela mexicana pode servir para abrir campos de raciocínio inéditos. Isso porque eles são capazes de auxiliar na produção daquele texto que exige novas ideias e afinidades para escrever, além de ajudar a tornar a leitura mais instigante.

 

  1. PARA AMPLIAR A HABILIDADE: LEIA MAIS (E DE TUDO)

Complementando a dica 6 e destacando o “mandamento primordial” da boa escrita, leia mais! E leia sobre tudo. Mesmo que, para algumas pessoas, a leitura seja um processo mais lento e sofrido do que apreciar uma obra ou acompanhar um filme, ela amplia o repertório e contribui diretamente na melhoria da escrita. Isso porque ajuda a memorizar a grafia correta das palavras e suas adequações sintáticas e semânticas.

Abra sua mente e livre-se dos preconceitos na área da leitura também. Conheça os conteúdos do jornal popularesco e daquela revista científica sobre física quântica. Que tal?!  Você perceberá o crescimento em seu ato de pensar e, consequentemente, em sua capacidade de escrever conteúdos mais atraentes.

 

  1. PARA RETOMAR O PENSAMENTO: FAÇA UMA PAUSA

Muitas vezes, fazer uma pausa e deixar o pensamento em “stand by” é só o que você precisa para destravar um texto que ficou emperrado em algum momento. Vai dizer que nunca teve uma ideia inspiradora ao levantar-se para tomar água ou ao voltar do banheiro?

Uma das etapas vitais do processo criativo é a incubação – ou seja, aquele momento em que você deixa o inconsciente trabalhar sozinho. Por isso, considere uma parada estratégica e esteja pronto para melhorar sua escrita desde já!

 

Foto: iStock/Halfpoint
Categorias Business Upgrade