HPE OneSphere
Navigation
Topo

Hackathon brasileiro origina apps contra assédio e homofobia

Populares nos Estados Unidos desde o fim dos anos 90, agora eles estão ganhando o Brasil. Os “hackathons” são maratonas de programação realizadas entre empresas para aproximar startups e marcas já consolidadas, mas em busca de transformação digital. Desse engajamento surgem oportunidades de atualização num mercado cada vez mais competitivo. Programadores, designers e outros profissionais ligados ao desenvolvimento de software são desafiados a inovar e criar soluções que tenham impactos para além do mundo corporativo.

Uma das pioneiras a trazer os hackathons ao País, a Microsoft busca estreitar os elos com empreendedores, ao mesmo tempo em que obtém novas tecnologias para a empresa. Geralmente, num primeiro momento da atividade, os participantes são apresentados a um problema social ou a um produto corporativo que precisa ser melhorado. Depois, participam de palestras e workshops relacionados ao tema e, na etapa seguinte, passam a discutir ideias e negociações com o objetivo de viabilizar os projetos.

Espaço LivreMAPA DA VIOLÊNCIA

Frutos dessas maratonas, dois aplicativos lançados em 2016 atuam na linha de frente contra o assédio e a homofobia.  Há um ano, a Microsoft lançou o Espaço Livre, app que traça o mapa da homofobia a partir de denúncias de agressões que ferem os direitos de ir e vir da comunidade de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros (LGBT). O aplicativo compartilha a mesma base tecnológica do Assédio Zero, uma rede colaborativa direcionada ao universo feminino que busca mapear os locais em que as mulheres sofreram esse tipo de violência, a fim de alertar as autoridades.

A partir desses apps, os usuários podem registrar diretamente no mapa o ponto específico do fato ocorrido, além de informações complementares. Os dados ficam armazenados na nuvem da Microsoft e são utilizados para formar um “mapa de calor” que aponta os locais mais violentos de cada região. Não é necessário criar cadastro nos aplicativos, cuja utilização pode ser totalmente anônima. Assim que o marcador é adicionado numa determinada localização do mapa, a informação já fica disponível para todos os usuários.

 

Foto: 1. Pixabay | 2. Divulgação/Espaço Livre
Categorias Drops