HPE Simplivity
Navigation
Topo

Alemanha desenvolve trem movido a energia limpa

Com os primeiros testes iniciados nesse último mês de fevereiro, o trem batizado de Coradia iLint é a mais nova aposta da Alemanha no quesito transporte público sustentável. Desenvolvido pela empresa francesa de trânsito Alstom, ele deverá ser o primeiro

Além de toda a inovação tecnológica que deslizará sobre os trilhos, a invenção surge como alternativa limpa aos trens a diesel que atualmente circulam no País. A tecnologia garante emissão zero de dióxido de carbono, uma vez que de seu processo resulta apenas vapor de água condensada. Outra vantagem prometida é o baixo nível de ruído.

O trem foi apresentado em setembro de 2016 na InnoTrans (a maior feira comercial da indústria ferroviária), em Berlim. Na ocasião, a Alstom explicou que o iLint será alimentado com baterias de íon de lítio abastecidas por processo de fusão entre células de combustível de hidrogênio situadas na parte superior do trem e o oxigênio. Segundo informações da assessoria de comunicação da Alstom, o Coradia iLint estará apto para entrar em serviço comercial em 2018, mediante confirmação das encomendas.

Foto: Divulgação/Alstom

 

Categorias Drops