HPE Simplivity
Navigation
Topo

Airbus mostra carro voador e planeja testes no final do ano

A concorrência de muitos e incríveis lançamentos automobilísticos no mais recente Salão de Genebra, realizado em março, não impediu que uma atração em particular causasse frisson. Na ocasião, a Italdesign, renomada companhia italiana especializada em design industrial e automotivo, revelou o protótipo do “Pop.Up” – um híbrido de carro elétrico e multicóptero autônomo para transporte de passageiros, desenvolvido em parceria com a Airbus.

 

Airbus Pop.Up

 

De acordo com a empresa responsável pelo projeto, trata-se do primeiro veículo-conceito modular e 100% elétrico desenhado para aliviar o congestionamento nas ruas das grandes metrópoles. O Pop.Up prevê uma solução em módulos para transporte multimodal – ou seja, o brinquedinho é uma espécie de “Transformer” capaz de alternar entre os meios de transporte terrestre e aéreo.

 

AIRBUS POP.UP: TRÊS MÓDULOS E TRÊS CAMADAS

Analisando projeções de crescimento vigoroso do tráfego nas grandes cidades até 2030, a Airbus e a Italdesign decidiram unir forças em busca da melhor forma para alcançar um sistema de mobilidade urbana sustentável, modular e multimodal – dando à luz o projeto do Pop.Up, que se baseia em três camadas de tecnologia:

  • Uma plataforma de inteligência artificial para gerenciar as complexidades da viagem, a fim de garantir uma experiência fluida de locomoção sem motorista/piloto;
  • O veículo propriamente dito, que combina um habitáculo em forma de cápsula capaz de se acoplar a dois diferentes módulos elétricos – um terrestre e um aéreo. A ideia é que a cápsula também possa se integrar a outros meios de transporte, como trens;
  • Uma interface para dialogar com os usuários num ambiente 100% virtual.

 

 

O “carro voador” da Airbus combina a flexibilidade de um veículo terrestre para duas pessoas com a liberdade (e a agilidade) de um veículo aéreo com pouso e decolagem verticais. No coração do conceito está a cápsula projetada para acomodar dois passageiros – um “casulo” de fibra de carbono com 2,6 metros de comprimento, 1,4m de altura e 1,5m de largura.

 

Airbus Pop.Up

 

Acoplada a um chassi igualmente construído com fibra de carbono e alimentado por baterias, a cápsula se transforma num carro urbano elétrico e autônomo.

 

Airbus Pop.Up

 

CEO DA AIRBUS PREVÊ TESTES AINDA EM 2017

 

Para deslocamentos em megacidades congestionadas, o habitáculo pode se desconectar da plataforma com rodas e ser carregado pelo módulo aéreo, que mede 5m x 4,4m e possui oito rotores de propulsão. Nesta configuração, o Pop.Up transforma-se num veículo voador urbano autopilotado, tirando partido da “terceira dimensão” para evitar os congestionamentos, indo do ponto A ao ponto B de maneira altamente eficiente.

 

Airbus Pop.Up

 

A ideia é que, quando os passageiros cheguem ao destino final, os módulos aéreo e terrestre retornem automaticamente para estações de carregamento dedicadas, aguardando pelo próximo cliente. Solicitar o serviço seria mais ou menos como pedir um carro do Uber, bastando utilizar um aplicativo, que informaria o tempo estimado de chegada do seu “táxi” aéreo-terrestre.

 

Airbus Pop.Up
Em recente fala, o CEO da Airbus, Tom Enders, estimou que os primeiros testes do Pop.Up, numa versão inicial para um só passageiro, possam ser realizados até o final de 2017. “Cem anos atrás, o transporte urbano foi para baixo do solo. Agora, temos os meios tecnológicos para ir por cima”, declarou, citando que o uso do espaço aéreo, em vez das ruas, poderia reduzir os custos de infraestrutura nas cidades.

 

Airbus Pop.Up

 

Renders: Divulgação/Italdesign | Foto: Divulgação/Geneva Motor Show ©gims.swiss
Categorias Drops