HPE Simplivity
Navigation
Topo

HT Solutions assina projeto de archive para AlmapBBDO

Distinguida como a agência de propaganda mais premiada do mundo em três edições do anuário Gunn Report, a AlmapBBDO foi também a “agência do ano” no Festival de Cannes em 2000, 2010, 2011 e 2016, além de figurar no top 5 mundial em criatividade no mais recente ranking Big Won. Para acomodar tanta bagagem e garantir espaço para seguir avançando, a companhia encomendou à HT Solutions um projeto de tecnologia especialmente voltado à gestão de ciclo de vida dos dados e seu armazenamento.

 

Fundada em 1954 como “Alcântara Machado Propaganda”, a Almap foi associada à BBDO no ano de 1988, passando a se denominar AlmapBBDO. Desde então, a empresa paulistana tem se dedicado ao objetivo de ser a melhor agência de propaganda do mercado. Não à toa, ostenta a posição de agência brasileira mais premiada e com melhor pontuação no Clio Awards 2016, figurando entre as melhores do mundo na categoria Agency of the Year x Country.

Entre suas campanhas de maior destaque está “Milhões de Imagens. Infinitas Possibilidades”, criada para a Getty Images, que reconstruiu vários rostos famosos (incluindo Angela Merkel, Príncipe Charles, Dalai Lama e Papa Francisco) a partir de mosaicos de fotos extraídas do banco de imagens da Getty – sem, no entanto, usar nenhuma fotografia propriamente das pessoas retratadas. Para chegar ao resultado final, foram necessários quatro meses de muitas pesquisas e testes, até que fossem encontrados todos os detalhes idênticos das faces que estavam sendo representadas e que deveriam ser reconhecidas por qualquer um.

 

DESAFIO GIGANTE…

Além da Getty Images, a agência atende clientes como C&A, iFood, Volkswagen, Elma Chips, Pepsi, Veja, O Boticário, Havaianas, Audi, Bauducco, Bayer, Bradesco e GOL, para os quais necessita produzir um volume imenso de peças publicitárias a cada ano. Com grande parte de seus arquivos em vídeo – propagandas antigas que precisam ser arquivadas, mas também permanecer acessíveis para realização de estudos de caso em novos trabalhos – a AlmapBBDO recorreu à expertise da HT Solutions para organizar seus dados com agilidade e segurança.

O desafio era encontrar a melhor solução para arquivos raramente acessados e que se encontravam numa área nobre do storage – o qual já se apresentava no limite da capacidade. Além de oferecer acesso rápido e eficaz aos arquivos, a medida deveria zelar pela economicidade e proporcionar retenção confiável dos dados por longo prazo, assegurando sua recuperação após intervalos de tempo mais prolongados.

 

 

…SOLUÇÃO PIONEIRA

Frente às necessidades específicas do cliente, a equipe da HT Solutions desenvolveu um projeto de solução para archive, contemplando os softwares HPE StoreEver Archive Manager (que oferece tecnologia inteligente, acessível, escalável e confiável para economia de espaço em disco) e HPE StoreEver Migrator Manager (para identifcar e migrar de forma simplificada, com base em parâmetros e políticas pré-configuradas, os dados inativos do armazenamento primário), biblioteca HPE StoreEver MSL6480 com 80 slots e dois drives Fibre Channel para ftas magnéticas LTO 7 de alta capacidade e servidor HPE ProLiant DL380 Gen9 para gerenciamento e operação de toda a solução. O dimensionamento inicial do sistema foi de 50 terabytes, podendo-se atingir até 2 petabytes por meio de upgrade.

De acordo com o account manager José Carlos Carmona, da HT Solutions, a solução fornecida possibilita analisar os arquivos menos acessados na área de disco do storage e migrá-los para os cartuchos de fta LTO 7, liberando espaço para funções mais nobres, como armazenamento de ambientes virtuais e bancos de dados. Carmona destaca ainda que a implantação do StoreEver Archive Manager na AlmapBBDO, projetada e realizada pela HT Solutions, foi a primeira da HPE no Brasil. “Devido à necessidade de revisitar cases antigos de seus clientes, a AlmapBBDO precisava alocar filmes publicitários em disco, subtraindo terabytes de espaço numa área nobre, que deveria ser reservada a banco de dados”, explica o especialista, complementando: “Atualmente, isso não é mais necessário, podendo ser utilizada a memória cache dos equipamentos”.

Além do próprio José Carlos Carmona, o projeto envolveu o pré-vendas Ricardo Specht e o técnico Diego Görgen, também da HT Solutions, um especialista da HPE e dois profissionais da IT Plus (empresa homologada pela HPE para implementação do software).

 

 

PALAVRA DO CLIENTE

Identificar arquivos pouco acessados e migrá-los para fitas, a fim de liberar espaço em disco para funções mais nobres do sistema, resguardando porém a velocidade de acesso aos dados e sua integridade no longo prazo. Os benefícios do projeto desenhado e implementado pela HT Solutions para a AlmapBBDO são atestados pelo CIO da agência de propaganda, Ranieri Munerato Correa. “Esta solução nos garantiu disponibilidade, além de redução de custos com manutenção e propriedade”, comemora o gestor.

 

Fotos: Divulgação/AlmapBBDO