HPE Simplivity
Navigation
Topo

Empresa testa parque eólico que flutua no mar

Vem aí a primeira plataforma flutuante para geração de energia eólica do mundo: o parque-piloto Hywind, no alto-mar de Peterhead, região de Aberdeenshire/Escócia. Projeto da companhia norueguesa Statoil, que possui operações em mais de 30 países, a empreitada representa um passo importante rumo à tecnologia eólica “offshore”, abrindo potencialmente novos e atrativos mercados para a produção global de energia renovável.

Com capacidade para gerar 30 MW de eletricidade, o parque de turbinas flutuante da Statoil será instalado a cerca de 25 km da costa, aproveitando os ventos escoceses para alimentar cerca de 20 mil casas em terra firme. O início da geração está previsto para o final de 2017. O parque-piloto cobrirá uma área de aproximadamente 4 km2, a uma profundidade de 95 a 120 metros.

A velocidade média dos ventos nessa parte do Mar do Norte gira em torno de 10 m/s. A tecnologia Hywind, desenvolvida com exclusividade pela Statoil, foi testada com sucesso durante seis anos de operação de um protótipo próximo à costa da ilha Karmøy, na Noruega.

Foto: Divulgação/Statoil

Categorias Drops