HPE Simplivity
Navigation
Topo

OceanStor 9000: um porto seguro para o mar de dados

Sistema de armazenamento OceanStor 9000, da Huawei, oferece um porto seguro para as aplicações de Big Data mais exigentes da atualidade, fazendo frente a desafios como os do streaming de vídeo 4k, do sequenciamento genético e do mapeamento via satélite, entre outros

De algum tempo para cá, infindáveis e gigantescos arquivos passaram a compor um verdadeiro mar de dados no dia a dia das empresas em todo o mundo. Novos e aprimorados formatos de mídia, por exemplo, criaram um desafio de armazenamento sem precedentes, em que um mísero segundo de vídeo chega a ocupar centenas de gigabytes no servidor. Logo, terabytes e petabytes viraram parte da rotina.

Ao mesmo tempo, o avanço tecnológico abriu possibilidades antes inimagináveis em campos como a genética e tantos outros em que um manancial praticamente inesgotável de dados deve ser analisado com precisão e celeridade.

Para fazer frente a desafios dessa magnitude, a fabricante asiática Huawei desenvolveu o sistema OceanStor 9000, que se apresenta como uma solução de armazenamento especificamente desenhada para o “mar de dados” das empresas. Uma espécie de “praia particular” para o Big Data, capaz de atender provedores de conteúdo 4K ou geneticistas com a mesma eficiência, entregando o melhor desempenho nos mais diversos segmentos – desde o setor educacional até a pesquisa científica de ponta.

O OceanStor 9000 é um sistema de armazenamento pensado desde o rascunho para lidar com Big Data. Usando uma arquitetura de distribuição simétrica, o equipamento entrega altíssima performance, capacidade de escalonamento incomparável e um sistema de arquivos supergrandes para armazenamento compartilhado de dados estruturados e não estruturados.

SURFANDO NO BIG DATA

EFICIÊNCIA – O OceanStor 9000 oferece alta performance de leitura e gravação. Usando tecnologia proprietária InfoTurbo de hierarquização de armazenamento, a transferência de um único nó alcança 1,6 GB/s, enquanto o sistema completo chega a 400 GB/s.

ESCALABILIDADE – Capaz de acomodar de 3 a 288 nós, o produto da Huawei é capaz de prover até 60 petabytes de storage. O espaço de armazenamento pode ser expandido linearmente, acompanhando o crescimento do negócio.

CONVERGÊNCIA – O sistema aceita grande variedade de interfaces (como NFS, CIFS, NDMP, FTP e HDFS), cuidando de vários serviços simultaneamente para gerenciar o ciclo de vida dos dados.

ECONOMIA – Projetado com foco na alta densidade e na eficiência energética, o OceanStor 9000 economiza espaço e reduz o consumo de energia em até 30%, mitigando os gastos operacionais.

SIMPLICIDADE – Com uma abordagem unificada de visualização e gerenciamento, o sistema da Huawei provê análises estatísticas automatizadas do desempenho, mirando o uso inteligente dos recursos.

Foto: Divulgação/Huawei

Categorias Optimize