HPE Simplivity
Navigation
Topo

Nova infraestrutura garante suporte ao avanço da Cotrel

Seguir crescendo para fomentar cada vez mais a agroindústria regional é um dos objetivos da cooperativa fundada em 1957, que congrega atualmente mais de 10 mil associados. Com matriz em Erechim/RS e presença em 26 municípios, a Cotrel possui atuação em diversas frentes diretamente relacionadas à agropecuária.

Armazenagem de soja, milho, trigo e cevada; comercialização de insumos agropecuários; captação de leite; prestação de assistência técnica. Este é, basicamente, o mix de negócios da Cooperativa Tritícola de Erechim – Cotrel, criada no final da década de 1950 como resposta à necessidade de armazenamento e comercialização do trigo, principal produto da região à época. Evoluindo e construindo parcerias ao longo dos anos, a entidade tem hoje sua produção de suínos e aves estruturada junto à Cooperativa Central Aurora Alimentos, onde são industrializados quase 2.000 suínos e 125 mil aves por dia.

Atenta à necessidade de modernizar a infraestrutura de TI para garantir a continuidade da gestão de negócios e suportar seu novo sistema ERP, a Cotrel contou com a expertise da HT Solutions para desenhar e implantar uma solução capaz de fazer frente às demandas presentes e futuras. “Independentemente da troca do ERP, teríamos que fazer uma atualização do parque de servidores, pois a estrutura já tinha mais de 15 anos”, conta o gerente de TI da cooperativa, Edgar Marsarotto Junior, referindo-se à base instalada na linha HP-UX Risc 9000 e storage VA7000, defasados tanto tecnologicamente quanto em nível de suporte.

 

ALTA DISPONIBILIDADE

A infraestrutura desenhada pela HT Solutions teve como foco central o provimento de alta disponibilidade para suportar o novo sistema de ERP. Para tanto, foram empregados três servidores HPE DL360 Gen9 com processadores Xeon da linha E5-2600 v3, solução de virtualização VMware Essentials Plus Kit, storage HPE MSA 2040 com 12 discos de 600 GB e controladoras redundantes, dois switches HPE 5130 com 24 portas GbE e quatro portas SFP+ de 10 GbE empilhados numa única entidade lógica, rack 42U para acomodação dos equipamentos e PDUs HP para sua alimentação. Conforme o especialista Deivis Carobin, que trabalhou no projeto, foi adotada a solução de backup HP Data Protector – com licenças para backup online das máquinas virtuais e banco de dados Oracle – complementada por biblioteca de fitas MSL2024 com drive LTO-6 conectado a servidor externo para gravação automática dos dados. O licenciamento foi no formato de Software como um Serviço (Saas), com Microsoft Windows Server, Windows Server CAL e Windows Remote Desktop. “A equipe de serviços da HT Solutions conduziu a instalação do hardware e a implantação do ambiente virtualizado, provendo ainda consultoria durante o processo de migração dos sistemas legados”, relata Carobin.

PALAVRA DO CLIENTE

Para o gerente de TI da Cotrel, houve um “ganho gigantesco” e imediato no que tange à produtividade e ao gerenciamento da infraestrutura de TI, pois a virtualização permitiu reduzir o downtime e a migração de VMs em tempo real, sem interrupção para os usuários ou perda do serviço, eliminando a antiga necessidade de programar o tempo de inatividade de aplicativos, bem como a própria manutenção planejada dos servidores. “Pela facilidade de gerenciamento, a nova estrutura em ambiente virtualizado nos traz grandes benefícios”, comemora Marsarotto.

Foto: Divulgação/Cotrel