HPE OneSphere
Navigation
Topo

Microsoft Azure: o serviço de nuvem das empresas 2.0

Pública, privada ou híbrida? Seja qual for o tipo de nuvem escolhido pelas empresas modernas, o certo é que a plataforma Microsoft Azure oferece agilidade e escalabilidade incomparáveis – sem falar no enxugamento de custos, já que só se paga pelo tempo, infraestrutura e recursos efetivamente utilizados.

À medida que o mundo caminha para um modelo de economia compartilhada, em que o acesso às coisas importa mais do que sua efetiva posse, nada mais natural do que tirar proveito desta nova realidade para reduzir custos e aumentar vigorosamente as capacidades e a agilidade da sua empresa, certo? É exatamente aí que entram em cena soluções inovadoras como a plataforma Azure, da Microsoft. A promessa de céu azul gravada no próprio nome da oferta é entregue por meio de uma estratégia que combina infraestrutura como um serviço (IaaS, na sigla em inglês) e plataforma como um serviço (PaaS). Com isso, os clientes podem escolher entre ambientes de cloud computing públicos, privados ou híbridos, provisionando, implementando e gerenciando aplicações e serviços na nuvem da Microsoft, que conta com uma rede global de data centers administrados 24×7 pela gigante de tecnologia. O gerenciamento do ambiente, aliás, pode ser inteiramente terceirizado à companhia de Bill Gates, se esta for a vontade da empresa contratante.

Ao todo, a crescente lista de serviços oferecidos na plataforma Azure já contabiliza mais de 50 opções – abarcando desde a computação propriamente dita até análise de Big Data, soluções de armazenamento, backup/recuperação e rede, entre outros. Com isso, os usuários têm liberdade para escolher apenas os serviços de que necessitam para desenvolver e escalar novas aplicações (ou executar aplicações preexistentes, é claro) na nuvem pública. A solução oferece ainda suporte a várias linguagens de programação, ferramentas e frameworks, incluindo softwares e sistemas tanto da própria Microsoft quanto de outros fabricantes.

A plataforma Azure foi idealizada para empresas que desejam conectar seus data centers à nuvem – seja ela pública ou privada. O objetivo é facilitar substancialmente o dia a dia dessas companhias, além de torná-las mais ágeis e escaláveis: em vez de esperar pela implantação de servidores ou infraestrutura muitas vezes cara, é possível provisionar máquinas virtuais de Windows ou Linux instantaneamente, assim como aplicativos e infraestrutura, dentro dos data centers da Microsoft distribuídos por todo o planeta – inclusive no Brasil. A disponibilidade prometida é de 99,99%, com garantia contratual, ou seja: com o Azure, não tem tempo ruim!

POR QUE ADOTAR O MICROSOFT AZURE?

O Microsoft Azure é ideal para empresas que desejam criar e executar aplicativos altamente disponíveis sem sobrecarregar sua infraestrutura. A plataforma fornece correção automática do sistema operacional e de serviços, balanceamento interno de carga de rede e resiliência frente a falhas de hardware. Se você tem dúvidas a respeito desta solução ou deseja implementá-la em sua empresa, a HT Solutions possui a expertise para auxiliá-lo. Contate-nos!

Foto: ©iStock.com/m-gucci

Categorias Optimize