HPE OneSphere
Navigation
Topo

Livro traça perfil das empresas que triunfam no caos

Vencedoras por opção“Vencedoras por opção – Great by choice” (HSM Editora, R$ 69,00) é livro de cabeceira do diretor de TI e logística da Arezzo&Co, Kurt Richter. Para embasar o livro, os autores Jim Collins e Morten Hansen estudaram companhias que triunfaram em meio a mudanças bruscas, imprevisíveis e incontroláveis. O desempenho dessas empresas foi comparado ao de outras que não tiveram sucesso no mesmo mercado. A descoberta? Os líderes das empresas de sucesso não assumiam mais riscos, nem eram mais visionários ou criativos que os das empresas do grupo comparativo; eram, isto sim, mais disciplinados, empíricos e paranoicos.

A inovação não é tudo num mundo caótico e incerto – mais importante é a competência para dosá-la, unindo criatividade e disciplina. Para Collins e Hansen, quem pensa que “liderar num mundo veloz requer decisões e ações rápidas” assina a própria sentença de morte – pois, segundo o estudo, as empresas vencedoras reagiram às mudanças radicais do entorno com menos mudanças que as do grupo comparativo. “Vencedoras por opção” convence de que, mesmo num mundo caótico e incerto, o sucesso é uma opção – e não um golpe de sorte.

Fotos: 1. Pixabay | 2. Divulgação/HSM Editora

Categorias Business Upgrade