HPE Simplivity
Navigation
Topo

Dicas para ler como um bilionário

Quer se apropriar de um hábito que pessoas bem-sucedidas têm em comum? Simples: leia mais e mais, pois todas elas o fazem com devoção. Para atingir o sucesso, entretanto, obviamente que não basta ler qualquer coisa. Leitores altamente seletivos são aqueles que triunfam, pois têm nos livros uma porta para a aprendizagem e o conhecimento. Tanto é verdade que, em seu livro “Rich habits: The daily success habits of wealthy individuals”, Tom Corley destaca que há uma diferença notável entre os hábitos de leitura dos ricos para os nem tão ricos.

Enquanto os primeiros leem para seu autoaperfeiçoamento, os segundos o fazem por diversão. Não há problema nisso, mas vale se espelhar em pessoas de sucesso – que tendem a escolher livros didáticos e publicações em vez de romances, tabloides e revistas de fofoca. E, em particular, elas são obcecadas por biografas de outras pessoas bem-sucedidas para se inspirar.

Para o bilionário Warren Buffett, a resposta para o sucesso está exatamente nas páginas dos livros que nos rodeiam. “É como o conhecimento funciona. Ele se constrói como os juros compostos. Leia 500 páginas todos os dias – qualquer pessoa pode fazer isso, mas nem todas o fazem”. Buffett leva seu hábito ao extremo: quando estava começando a investir em sua carreira, chegou a ler de 600 a 1.000 páginas por dia. Ainda hoje, ele diz que dedica em torno de 80% do seu dia para ler. E Buffett não está sozinho. Listamos, a seguir, apenas alguns dos grandes empresários que fzeram da leitura uma importante parcela de sua rotina:

  • Bill Gates lê em torno de 50 livros por ano, ou praticamente um por semana.
  • O multiempreendedor Mark Cuban, astro do Shark Tank, lê mais de três horas todos os dias.
  • Elon Musk é um leitor ávido. Quando questionado sobre como aprendeu a construir foguetes, respondeu: “Eu leio livros”.
  • Mark Zuckerberg decidiu ler um livro a cada duas semanas durante todo o ano de 2015.
  • Oprah Winfrey seleciona um de seus livros favoritos a cada mês para que os membros do seu clube do livro possam ler e discutir.

Também há muitos exemplos de pessoas que atingiram o sucesso antes de completar sua educação formal ou que abandonaram a escola antes de concluir os estudos – mas que nunca pararam de aprender. E a leitura é uma peça-chave de suas conquistas.

Se a leitura como um caminho para o sucesso não é suficiente para lhe motivar, considere também alguns de seus benefícios para a saúde: ela ajuda a prevenir stress, depressão e demência, auxilia no reforço da confiança, da empatia e da capacidade de tomar decisões, bem como na satisfação com a vida de forma mais ampla.

Foto: ©iStock.com/artisteer
Categorias Business Upgrade