HPE OneSphere
Navigation
Topo

Aposte na simplicidade

Por Bel Pesce*

Neste texto quero falar sobre a simplicidade para alcançar objetivos e conseguir criar coisas fantásticas a partir de passos simples. Às vezes, as coisas são supermistificadas – parece que você tem de saber a resposta “do nada” e, muitas vezes, as melhores coisas do mundo são criadas com um passo atrás do outro. Isso tem a ver com gestão, execução e criatividade.

Eu selecionei duas frases célebres sobre a simplicidade para que possamos pensar sobre isso. Uma das minhas frases favoritas – e cujo autor é também um dos meus grandes ídolos, Leonardo Da Vinci – diz que “a simplicidade é o último grau de sofisticação”. Eu concordo e acho fundamental trazer essa reflexão do mundo das “artes visuais” (embora Da Vinci também fosse engenheiro e trabalhasse em várias outras coisas) para a vida.

A interpretação que eu dou é de que a simplicidade representa aquilo que é natural e também objetivo, ou seja, é justamente o que acontece sem a necessidade de grandes manobras mirabolantes, apenas seguindo os passos que parecem ser os mais claros e lógicos para alcançar determinado objetivo.

Vamos supor que você queira empreender, mas empreender com simplicidade. Às vezes as pessoas acham que você tem que “mirabolantemente” bolar alguma coisa para lançar algo grande da noite para o dia, algo que revolucione uma indústria, mas não é bem assim. Muitas vezes, a melhor maneira de executar algo é quebrando-o em pedaços menores, com metas menores, evoluindo em cada uma dessas metas, aprendendo a cada dia… E aí a simplicidade tem muito valor. Temos que dividir as coisas em etapas, em coisas que são possíveis de executar, para não travar. A simplicidade tem essa beleza também.

A segunda frase é do escritor libanês Gibran: “A simplicidade é o último degrau de sabedoria”. Parece até que ele aplicou a frase do Da Vinci ao seu universo de literatura. Isso faz a gente pensar que ser espontâneo, franco e natural seja o caminho para ocupar um patamar mais alto em termos de sabedoria – isto é, permite que a gente chegue mais perto de ser fantástico. Então eu acho importante você ter na mão um leque de sinônimos de “simplicidade” para aplicar esse conceito nos diferentes momentos da sua vida: espontaneidade, naturalidade, sinceridade e objetividade são alguns exemplos.


*Bel Pesce
 é empreendedora e fundadora da FazINOVA

 

Foto: ©iStock.com/adrian825
Categorias Opinion